Alcorão
(154) E elevamos o Monte por cima deles, pelo ato de seu pacto, e lhes dissemos: Entrai pelo pórtico da cidade, prostrando-vos; e também lhes dissemos: Não profaneis o Sábado! E obtivemos deles um compromisso solene.
(155) (Porém, fizemo-los sofrer as conseqüências) por terem quebrado o pacto, por negaremos versículos de Deus, pormatarem iniquamente os profetas, e por dizerem: Nossos corações estão insensíveis! Todavia, Deus lhes obliterou oscorações, por causa perfídias. Em quão pouco acreditam!
(156) E por blasfemarem e dizerem graves calúnias acerca de Maria.
(157) E por dizerem: Matamos o Messias, Jesus, filho de Maria, o Mensageiro de Deus, embora não sendo, na realidade, certo que o mataram, nem o crucificaram, senão que isso lhes foi simulado. E aqueles que discordam, quanto a isso, estão nadúvida, porque não possuem conhecimento algum, abstraindo-se tão-somente em conjecturas; porém, o fato é que não omataram.
Bíblia
Deus diz: "Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal entre todas as nações... vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa" (Êxodo 19:5-6).
· Os Termos: A Lei de Moisés, resumida nos Dez Mandamentos (Êxodo 20), mas contendo centenas de outras leis civis, morais e cerimoniais (sobre alimentação, sacrifícios, festas, etc.).
· Característica: É uma aliança condicional. As bênçãos de Deus estavam diretamente ligadas à obediência do povo, e as maldições, à desobediência (Deuteronômio 28).