DEUS VS JESUS
Examinemos agora os poderes de Deus, assim como foram descritos na
Bíblia, e comparemo-los com Jesus, de forma a comprovar claramente que
este era humano e não divino:
DEUS JESUS
1 Deus não necessita das orações dos homens, mas estes devem sempre recordá-lo e voltar-se para Ele: «Perto está o Senhor de todos os que O invocam; Ele cumprirá o desejo dos que O temem; ouvirá o seu clamar e os salvará.» [Salmos 145:18-20, Provérbios 15:29, S. João 9:31] |
1 Consta que Jesus orou a Deus: «E indo um pouco mais adiante, (Jesus) prostrou-se sobre o seu rosto, orando...» [S. Mateus 26:39] |
2 O poder absoluto é somente de Deus: «Diz o Senhor Todo-Poderoso.» [II Coríntios 6:18] |
2 O poder de Jesus não era absoluto, pois ele reconhece: «Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma» [S. João 5:30]; «Porque, ainda que tenha sido crucifi - cado por fraqueza» [II Coríntios 13:4]. |
3 Só Deus é Conhecedor do oculto e do vindouro: «Porque só Tu conheces o coração de todos os fi lhos dos Homens.» [I Reis 8:39] |
3 Jesus confessou a limitação do seu conhecimento e a ignorância acerca do Dia do Julgamento: «Mas daquele Dia e Hora, ninguém sabe, nem os anjos que estão no Céu, nem o filho, senão o Pai.» [S. Marcos 13:32] |
4 A eternidade pertence somente a Deus: «Aquele que tem, Ele só, a imortalidade.» [I Timóteo 6:16] |
4 Jesus era mortal e temporário: «Porque Cristo, morreu pelos ímpios.» [Romanos 5:6] |
5 Deus é o Salvador da humanidade: «Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas» [Salmos 34:19]; «Eu, Eu sou o Senhor, e fora de Mim não há salvador» [Isaías 43:11]. |
5 Jesus não poderia ser o Salvador, pois ele próprio precisava de salvação; teve que implorar a Deus para que o salvasse: «Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai! Salva-me desta hora». |
6 Deus está livre de qualquer tipo de medo; Ele é o Criador, dá a vida e causa a morte; toda a criação depende de Si. Portanto, Deus não tem porquê temer alguma das Suas criaturas. |
6 Jesus temia os judeus: «Jesus, pois, já não andava manifestamente entre os judeus, mas retirou-se dali para a terra junto do deserto» [S. João 11:54]; «Então, mandou aos seus discípulos, que a ninguém dissessem que ele era o Cristo» [S. Mateus 16:20]. |
7 Deus é o Senhor dos Céus e da Terra e ninguém O pode contrariar. Todas as criaturas se submetem à Sua vontade, mas nenhuma delas pode impor o seu desejo sobre Ele. |
7 Como humano, Jesus não tinha sua própria vontade e nem poderia impô-la: «Mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles a quem meu Pai o tem preparado»; «Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como Tu queres» [S. Mateus]. |
8 Deus não pode ser tentado pelo Mal nem por qualquer ser. 1:13
|
8 Jesus foi tentado pelo Satanás não só um ou dois dias, mas durante quarenta dias [S. Lucas 4:1-13]. |
9 «Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, pois é eterno o Seu amor.» [I Crónicas 16:34] |
9 «E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom se não Um, que é Deus» [S. Marcos 10:18]. |
10 Deus não dorme e nem tem necessidade para isso, Ele está constantemente acordado: «Aquele que te guarda, não dormirá; pois não há-de dormir nem dormitar Aquele que guarda Israel.» [Salmos 121:3] |
10 Como qualquer humano, Jesus costumava dormir e ser despertado pelas pessoas: «E ele (Jesus) estava na popa dormindo sobre uma almofada; e despertaram-no dizendo: Mestre, não se te dá que pereçamos? » [S. Marcos 4:37-38] |
11 Deus não pode ser morto e quem é morto não pode ser Deus: «Dirás ainda diante daquele que te matar: Eu sou Deus? Mas tu és Homem, não Deus, na mão do teu assassino.» [Ezequiel 28:9] |
11 Não é segredo para os cristãos o facto de Jesus ter sido morto, suspenso num madeiro [Actos 5:30]. |
TERMOS “PAI” E “FILHO” NA BÍBLIA
Existem quatro tipos de fi lhos: real (biológico), adoptivo, enteado e metafórico.
No caso de Jesus, não pode ser um fi lho real de Deus, pois não é da Sua
“semente” ou natureza biológica.
Só resta então a única opção de ser referido como “fi lho” de forma metafórica,
pois é assim que S. Lucas interpreta a sua fi liação, para signifi car alguém
“piedoso” [S. Lucas 23:47 e S. Marcos 15:39].
Portanto, o termo “fi lho de Deus” foi utilizado metaforicamente na Bíblia como
expressão de afecto e carinho, o que signifi ca alguém querido de Deus ou uma
pessoa recta e santa, ou simplesmente um ser humano criado por Deus.
Nos quatro Evangelhos canónicos, encontramos o termo “fi lho de Homem”
mencionado 80 vezes, sendo 30 no S. Mateus, 24 no S. Marcos, 14 no S. Lucas
e 12 no S. João. De acordo com a Bíblia, por apenas 2 vezes é que Jesus se
referiu a si próprio como ”fi lho de Deus”, cujos versículos são:
• «Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o
fi lho senão o Pai; e ninguém conhece o Pai senão o fi lho, e aquele a quem
o fi lho o quiser revelar.» [S. Mateus 11:27]
• «Mas daquele Dia e Hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu,
nem o fi lho, senão o Pai.» [S. Marcos 13:32]
O que foi feito com Jesus também aconteceu com outros profetas, santos, lideres, etc. tais como Budha na Índia, Confúcio na China, Zoroastra na Pérsia e muitos outros.
Até mesmo no Isslam, que é uma religião pura e claramente monoteísta, houve tentativas de divinizar a pessoa de Muhammad , mas felizmente duraram por pouco tempo.
Certa vez um dos companheiros disse ao Profeta : «Tu és o nosso chefe e tens autoridade sobre nós». Então o Profeta respondeu zangado: «O chefe é ALLAH! Eu não sou chefe de ninguém! Que Satanás não vos desvie; eu não quero que vocês me elevem acima do grau que ALLAH me concedeu, pois eu sou servo de ALLAH e Seu mensageiro» [Bukhari e Ahmad].
O profeta Muhammad proibiu os seus companheiros de exagerarem no elogio à sua pessoa, dizendo: «Não exagereis na minha pessoa assim como os cristãos exageraram na pessoa de Jesus, fi lho de Maria» [Baghawi, no Sharh-us-Sunnah].
Da mesma forma, Ali ibn Abi Tálib , primo e genro do Profeta e que mais tarde se tornou o quarto Khalifa, foi considerado Deus por algumas pessoas, quer durante a sua vida como depois da morte; ainda hoje há gente que acredita nisso. Mas quando ele soube disso, repreendeu-os, e quando insistiram no seu erro, ele lançou-os ao fogo [Tirmizhi e Hákim].
Ainda hoje, a seita Nussairiya acredita que ALLAH se incarnou no corpo de Ali e falou através da sua língua. Existem também os Khojás, uma facção dos Shias, que acredita que Ali é Deus e o invocam.
Mesmo nestes tempos modernos, há pessoas que atribuem a divindade a grandes personalidades e líderes tais como ao Imperador do Japão, a Mao Tsé Tung da China, a Dalai Lama do Tibete, etc. Portanto, no mundo em que vivemos haverá sempre seguidores e adeptos para divinizar tudo que é coisa ou ser, desde pessoas, animais, plantas, pedras, astros, etc., e sempre vão inventando os seus motivos e lógicas para tal.